Um pouco de mim...

Quero viver tudo que posso com alegria

Meu nome é Manoel Carlos Ermida Conti. Sou filho de imigrante italiano por parte de pai e português por parte de mãe. Nasci na cidade de São Paulo - Brasil e apesar das surpresas que a vida me proporcionou, sempre me conformei com o que tenho.

Apesar de ter perdido bem cedo meus pais, fui criado pela minha avó e por tios que sempre me concederam suporte e ensinamentos daquilo que é certo e errado e até hoje sei separar bem o que aprendi com eles.


           HISTÓRICO DE APRENDIZADOS


Fiz o ensino básico e fundamental no Colégio Dante Alighieri e depois, cursei Edificações Profissionalizante como ensino médio no Instituto Kennedy de Tecnologia. Sempre pensei em ser um Engenheiro porém (cursando Técnico em Edificações) vi que não era bem o que eu queria, minha vocação sempre foi o desenho e as artes. Mesmo assim, por insistência resolvi fazer Administração de Empresas na NTA - Faculdade Anhembi Morumbi graças não só a necessidade da profissão que exercia naquela época, além da força financeira que me foi concedida pela empresa em que trabalhava na época (Curt Laboratório Cinefotográfico depois incorporada a Kodak do Brasil).

                                   Foto minha ainda no início dos estudos no Dante Alighieri


Como desde a infância sempre que podia estava com um lápis na mão desenhando, certo dia minha avó  me levou para uma entrevista a uma bolsa de estudos na então já famosa Escola Panamericana de Artes e lá conversamos muito com o Professor Manuel Victor Filho (Fundador da Escola Panamericana de Artes) o qual me concedeu uma "Bolsa Experimental" numa classe onde ele mesmo ministrava aula. Nos tornamos amigos (ainda mais quando um certo dia o sobrinho dele, o Elmo ou Néco como era chamado entrou no escritório e quando o vi tomei um susto pois eramos amigos há muitos anos) e ele então me chamou para auxilia-lo em seus trabalhos pessoais no seu escritório em sua casa onde, junto com o Mestre, aprendi mais do que se estivesse em sala de aula. O trabalho muitas vezes (quase sempre) era profissional e quantas vezes ele me mostrava como trabalhar com bico de pena, aerógrafo, cópias em mesa de luz, distribuição de cores e tudo aquilo que envolve as artes, repassando então o trabalho para que eu completasse como se fosse feito por ele próprio.

Mais tarde, resolvi cursar a ABRA - Academia Brasileira de Artes onde apesar dos bons professores que tive logo fui convidado a me tornar Professor naquela escola, época que guardo ótimas e uma péssima lembrança (vou contar abaixo). As ótimas foram os amigos que lá encontrei, tanto os colegas Professores como muitos alunos que estiveram fazendo curso em minha classe.

A má lembrança da Abra foi o tempo perdido de dias e noites a fio me dedicando a elaborar junto com meu colega Marcos T. Yamagishi um livro intitulado Aprenda a Fazer História em Quadrinhos o qual foi editado pela escola e a mesma nunca nos ressarciu de um centavo daquilo que gastamos em pesquisa, papel, cola enfim, todo o material necessário para se fazer um livro nos anos 90 (onde não existiam os computadores e tudo era feito manualmente) além de nunca nos terem pago nada pela autoria do livro mesmo ele tendo sido vendido em várias edições. Quando vi que não iriam pagar resolvi reclamar e então fui transferido para uma unidade de outra cidade de onde eu residia, me mandaram para São Bernardo do Campo. Além de tudo, os coordenadoress de cursos naquela época começaram a "pegar no meu pé" por qualquer motivo (acho que a intenção era que eu pedisse minhas contas). Reclamavam da forma que eu dava aula, quase não colocavam alunos em minhas classes e chegou ao ponto de não deixarem que os alunos desenhassem mulheres nuas em suas histórias em quadrinhos (mesmo sendo maiores de idade) e diziam que aquilo era uma má influencia aos mais novos. No fim me dispensaram "por justa causa" sem direito a nada (depois eu ganhei na Justiça), reteram minha carteira profissional por mais de 1 mês e me proibiram de entrar em qualquer unidade. Mas isso passou, eu me recuperei daquilo tudo e me coloquei profissionalmente até melhor do que quando lá estava.

Nesses anos de ABRA tive o prazer de conhecer o Professor Álvaro Moya o qual me convidou a participar do Núcleo de Estudos de História em Quadrinhos na Escola de Comunicação e Artes - ECA da Univercidade de São Paulo. Ali participei de aulas (como Professor Ouvinte) durante mais de 2 anos e posso dizer que foi uma experiência espetacular onde recebi informações sobre processos de artes, sua história e suas formas de apresentação. Eu nunca imaginava a história da arte ser tão rica e ao mesmo tempo tão cheia de controvérsias e polêmicas.

MINHAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

Por força do destino e da necessidade trabalho desde os meus 14 anos sendo que em artes desde os anos 80. Tenho aproximadamente mais de 35 anos de experiência em arte final, desenhos a mão livre e com acabamento digital (Photoshop, Corel e InDesign).

Segue abaixo algumas de minhas experiências em artes:

  • Retoque Americano em fotografias, revelação na produção do laboratório, gerencia de lojas e com o curso de Administração de Empresas me tornei Auditor Junior e depois Sênior na Kodak do Brasil
  • Ministrei aulas de artes na ABRA por mais de 10 anos onde auxiliei na elaboração de apostilas e fui coordenador do curso de HQ
  • Criação de peças publicitárias e Arte Final chegando a gerência de artes na Ferci Propaganda
  • Auxiliar de Artes na Alcantara Machado Publicidade (ALMAP). Ganhei o concurso Melhores do Ano em 1990.
  • Desenhista a grafite para o Jornal DCI por mais de 5 anos (freelancer)
  • Desenhista e Arte Finalista da Beiro Artes Graficas por mais de 5 anos (freelancer)
  • Desenhista e Letrista nos Estúdios Mauricio de Souza
  • Fui proprietário de uma Escola de Artes (em Campos do Jordão) onde além de administrar a escola ministrava aulas de artes
  • Fui proprietário de um Jornal semanal em Campos do Jordão por mais de 6 anos onde eu mesmo (além de outros) faziamos reportagens, digramação, montagem e ilustrações
  • Durante todo esse período (até os dias de hoje) sempre elaborei ilustrações, montagem e revisão de textos, histórias em quadrinhos, apostilas, montei e ilustrei livros e revistas para diversas gráficas e editoras (freelancer)
  • Criação de todo tipo de material publicitário em campanhas eleitorais
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora